Semana Santa - S. João das Caldas

Mais uma vez a banda da Sociedade Filarmónica Vizelense participou nas tradicionais festividades da Semana Santa de S. João das Caldas.

No domingo de Ramos, pelas 8:30 horas, iniciaram-se as festas da Semana Santa com a entrada da banda e arruado até à igreja paroquial. Seguiu-se o já tradicional desfile da comissão de festas desde a casa da juíza da festa até à igreja.

Integrada na celebração eucarística da manhã, saiu a procissão de Ramos, que calcorreu as ruas da cidade acompanhada por um número consideravel de fieis.

Da parte da tarde novo arruado ao som de "Ordinário Fúnebre", chamando as pessoas para as celebrações que culminariam com a tradicional procissão do Encontro do Senhor. Esta procissão tem a particularidade de sair dividida em duas partes, uma acompanhando o Senhor dos Passos, outra acompanhando a Senhora das Dores. Pelo meio o muito aguardado sermão, evocando o encontro de Jesus a caminho do Calvário com Sua Mãe, que emocionou os presentes. Agora juntos, Jesus e Sua Mãe, acompanhados por párocos, confrarias, anjinhos, escuteiros, banda de música e restantes fieis, seguiram o seu percurso de regresso à igreja, terminando assim o primeiro dia de celebração.

Na quinta-feira santa, iniciando o Triduum Paschal, nova procissão, desta vez acompanhando o Senhor aos doentes da paróquia (felizmente poucos). Um percurso longo, é certo, mas calmo e em rítmo descontraído, tornando-se até agradável de fazer principalmente num fim de tarde com bom tempo.

Na sexta-feira santa a celebração mais aguardada, diria eu, do concelho e arredores. Arruado noturno com os bombeiros, a começar no seu quartel, ao som novamente de "Ordinário Fúnebre" composto pelo nosso Joaquim da Costa Chicória propositadamente para este dia. Seguiu-se a procissão solene que, em rítmo lento e majestoso, percorreu as repletas ruas do centro da cidade.
No final, a toque de caixa branda, como que anunciando o fim da festa, novo arruado até aos quartel dos bombeiros.

Semana Santa - S. João das Caldas