Musical
Assistimos, nos dias 4 e 5 de julho, a verdadeiros momentos de pura magia, num claro convite à evasão, ao reencontro da alegria de ser criança, de brincar e de transformar os sonhos em realidade!
Durante aproximadamente duas horas, fomos transportados para esse mundo de utopia e magia, numa graciosa viagem, protagonizada pelos pequenos/grandes músicos e cantores da Academia de Música da Sociedade Filarmónica Vizelense, primorosamente acompanhados por alguns professores e músicos da banda filarmónica.
Tínhamos prometido uma viagem de sonho e, perante tanta disciplina, beleza e simplicidade, acreditamos não ter defraudado o anfiteatro, repleto de público entusiástico, que não poupou nas palmas e ovação aos intervenientes. Foram cerca de 250 elementos, entre coro, personagens principais, orquestra, maestro Hugo Folgar, orquestrador José Manual Ramos Ferreira e encenadora Catarina Santos.
De forma sublime, fomos transportados para o Reino Unido do início do século XX, para a austera residência de um rígido banqueiro, tão típico dos britânicos da época, que advogava uma severa educação para os seus filhos. Como que por magia, aparece Mary Poppins, que juntamente com os seus amigos, limpadores de chaminés, vão transformar a triste rotina da família em momentos fantásticos de aventura, criatividade e puro divertimento.
A cada ano, vemos repetido este esforço de superação, com profissionalismo e empenhamento dos professores, dos pacientes pais e familiares que connosco colaboram, dos incansáveis funcionários da Academia que se desdobraram para que nada falhe, de todos os alunos que criam este magnífico espírito de equipa e cumplicidade entre os mais crescidos e os mais novos e, claro, da direção da instituição que acolhe estas ideias de braços abertos e tudo faz para conseguir os apoios para que os sonhos se transformem em realidade.
Magnifica experiência, pois, iniciativas destas são sinónimo de bem educar e de grandeza!
Materializou-se a solidariedade, a cumplicidade, o espírito de equipa, de que todos nós fomos testemunhas.
A harmonia, o bom gosto e sobriedade caracterizaram todo o musical!
E, como qualquer trabalho de equipa, há um conjunto alargado de pessoas/instituições que, de forma silenciosa e nos bastidores, congregam sinergias para que a magia aconteça. Para todos o nosso profundo agradecimento, de forma particular à Câmara Municipal de Vizela, por toda a logística e à comunicação social pela divulgação e acompanhamento deste evento.
A direção Pedagógica da Academia de Música da Sociedade Filarmónica Vizelense.