BANDA DE MÚSICA / Maestro

José Manuel Oliveira Marques

Iniciou os seus estudos musicais, por incentivo do pai, Manuel Guerra, aos 10 anos, na Escola da Sociedade Filarmónica Vizelense, tendo como professor, Manuel Joaquim Ferreira da Costa. Como trombonista, fez parte de vários grupos de música de câmara, entre eles um quinteto de metais que participou no concurso da juventude musical portuguesa em 1988, tendo vencido a eliminatória do distrito de Braga e sido apurado para a final nacional em Lisboa. Nos anos 80/90 Gravou um CD e um Single com o grupo pop-rock, MLJ4, que contou com participações em diversos canais televisivos. Participou num estágio com a orquestra Nova Filarmonia Portuguesa em 1990. Membro integrante da Banda da Sociedade Filarmónica Vizelense até 2000, chegou a incorporar esporadicamente outras bandas filarmónicas do norte do país, sob a batuta de vários maestros. O seu primeiro curso de Direcção data de 1990 e foi realizado sob orientação dos maestros Aurélio Pinho, Agostinho Caineta, Silva Dionísio, Luís Rego, entre outros. Posteriormente participou em variadíssimos cursos, masterclasses, workshops e seminários de Direcção, em Portugal e na europa onde tomou contacto com escolas nacionais e internacionais e maestros, dos quais se destacam os professores George Hurst, Robert Houlihan e António Saiote. Frequentou o curso de direcção de orquestra de Canford, Inglaterra, com o Maestro George Hurst, assistido pelos maestros Rodolfo Saglimbeni, Denise Ham e Robert Houlihan. É maestro da Banda de Música, da Sociedade Filarmónica Vizelense, desde 2000. Leccionou ainda, na Academia de Música desta associação, a classe de trombone durante 10 anos. Fundou e dirigiu a Orquestra Ligeira de Vizela da S. F. V. em 2000 até 2010. Sob a sua orientação, a Banda da Sociedade Filarmónica Vizelense conta com dezenas de actuações anuais por todo o país e com as primeiras participações internacionais. Dirigiu a banda nos seus três trabalhos discográficos, Chicória, editado em 2007, Murmúrios do Vizela em 2011 e Ver Ouvir e Calar em 2016. Edições compostas com obras exclusivamente do Compositor Vizelense Joaquim da Costa Chicória, as excepções são a gravação do Hino de Vizela do compositor Manuel Ribeiro da Silva, em versão instrumental e Coral. Frequentou, de 2006 a 2010, o Curso Livre de Direcção de Orquestra na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE), com o professor António Saiote, que continua a ser seu orientador na arte da direção de orquestra. Paralelamente e desde 2006 frequenta masterclasses, bem como vários cursos de direcção de orquestra em Portugal e no Reino Unido, designadamente com o Maestro George Hurst e com a professora Denise Ham na Royal Academy of Music, Londres. Foi Membro da Comissão Instaladora da Escola Oficial de Música de Vizela, em 2009, da qual é actualmente director pedagógico em forma colegial. É licenciado em Música, curso de Ciências Musicais pela Universidade do Minho. É Pós-graduado em Ópera - Estudos Músico Teatrais variante de direção de orquestra pela Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo (ESMAE) onde teve oportunidade de trabalhar relevantes Óperas de vários períodos da História da música: The Fairy Queen - Henry Purcell; A flauta Mágica - Wolfgang Amadeus Mozart e L´enfant et les sortilèges – Maurice Ravel. Nestas óperas teve oportunidade de trabalhar com os encenadores Peter Konwitschny, Sara Erlingsdotter, transversalmente foi orientado por António Saiote sob coordenação de António Salgado. É Mestre em ensino de música, variantes ciências musicais pela Universidade do Minho. É Pós-graduado em Direção de Orquestra pela Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo (ESMAE), onde trabalhou as mais emblemáticas obras dos mais famosos compositores com destaque para diversas sinfonias de Beethoven, Mozart, Haydn e Schubert. Trabalhou com os encenadores António Durães e Cláudia Marisa na direção musical da Ópera Così fan tutte, Obra prima de Wolfgang Amadeus Mozart, que percorreu vários teatros do país no ano de 2017. É doutorando, em Educação artística na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP).